terça-feira, 30 de novembro de 2010
Violência no Rio, a culpa é de quem?
Copa do mundo vem aí, Olimpíadas também e junto com elas uma gama de investimentos em infra-estrutura para construir megas espaços esportivos e alojar milhares de atletas nacionais e internacionais que valem, mi ou bilhões.
Entretanto, a principal sede dos eventos esportivos(digo principal pelo fato do Rio de Janeiro receber as olimpíadas e muito provavelmente a abertura da copa) sofre um problema que não lhe é exclusivo, a falta de segurança. Nos últimos dias fomos bombardeados por notícias que pintavam o caos na segurança pública daquela cidade. Daí surge a pergunta: de quem é a culpa de tudo isso?
Talvez das autoridades que em alguns momentos parece apertar as mãos da bandidagem(O filme tropa de Elite 2 relata bem esse fato, apesar de ser um filme fictício), ou poderíamos culpar os governantes que furtam-se do dever de investir em necessidades básicas (educação, saúde, habitação e segurança), ou ainda poderíamos sugerir que a falta de Educação (escola) esteja criando esses "monstros" que atingem a paz das "pessoas de bem". Com certeza, todas as afirmações em maior ou menos grau são verdadeiras, mas, não podemos esquecer da raiz desse problema que é antiga, as desigualdades sociais e as diferenças de oportunidades.
O próprio homem em sua construção, enquanto civilização, empurra pessoas para esse submundo, a falta de oportunidade muitas vezes leva as pessoas de classes mais pobres(ou você acha que são os burgueses que moram no Alemão e no Cruzeiro no Rio de Janeiro) a se deslocarem para o crime. Não quero aqui defender bandidos, só quero fazer um registro histórico de que a elite foi quem impingiu durante toda a história uma parte da população para esse "poço" e hoje, digo hoje não no sentido literal de um dia de 24 horas, mas, nos últimos tempos essa elite tem colhido uma pequena parte de todo o ônus que plantou nas classes menos favorecidas.
Eu torço pelo fim da violência no Rio de Janeiro, mas, não podemos esquecer toda história, não podemos esquecer de onde veem as raizes desse fogo cruzado. Existem muito mais culpados do que se diz nos noticiários.
sábado, 23 de outubro de 2010
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Banditismo por uma questão de classe.
Em meio a uma campanha que tem tentado construir um Estado Teocrático e virado as costas para problemas mais sérios relacionados ao bem estar social da população. Em meio a demanda de números de pesquisas que não somam em nada. Em meio a ascenção do supérfluo, eu lembrei-me de uma música que escutei a bastante tempo, e que define com maestria um país que foi durante mais de 500 anos governado exclusivamente pela e para a elite. A música é de Chico Science, um pernambucano que veio a falecer em um acidente de carro e que não teve o prazer de ver um conterrâneo de estado no Poder do Brasil.
Chico em sua música fala de alguns problemas de nosso país e cita a divisão econômica das classes sociais como principal culpada.
Banditismo por uma questão de Classe: (Chico Science) 1994
"Galeguinho do Coque não tinha medo, não tinha
Não tinha medo da perna cabiluda
Biu do olho verde fazia sexo, fazia
Fazia sexo com seu alicate
Oi sobe morro, ladeira, córrego, beco, favela
A polícia atrás deles e eles no rabo dela
Acontece hoje e acontecia no sertão
Quando um bando de macaco perseguia Lampião
E o que ele falava outros hoje ainda falam
"Eu carrego comigo: coragem, dinheiro e bala"
Em cada morro uma história diferente
Que a polícia mata gente inocente
E quem era inocente hoje já virou bandido
Pra poder comer um pedaço de pão todo fudido
Banditismo por pura maldade
Banditismo por necessidade
Banditismo por pura maldade
Banditismo por necessidade
Banditismo por uma questão de classe!
Banditismo por uma questão de classe!
Banditismo por uma questão de classe!
Banditismo por uma questão de classe!"
Espero que problemas sociais como esse sejam a pauta
dos debates.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Overdose de Lucidez
Depois de toda a apelação midiática e divina, a eleição foi para o segundo turno, não que segundo turno seja ruim, o que deve ser questionado são os meios utilizados pela direita para impelir que houvesse um segundo pleito.
A PIG fez o papel dela, sempre partidária e defensora da causa neoliberal vinculou notícias que tentavam atingir a candidata do PT, nas entrevistas dos candidatos, as perguntas para Dilma eram sempre mais capiciosas, tentaram a todo custo levar o pleito para o segundo turno e conseguiram.
Deus também tentou, totalmente insatisfeito com a herege que poderia tomar o poder e completamente zangado pelo fato dela minimizar seu poder com declarações, Ele "orientou" seus falsos moralistas, a defender os pseudos princípios cristão que seriam feridos caso Dilma vencesse. Malafáia o astro pop da "política" talvez tão bom quanto tiririca, aproveitou-se de sua força religiosa, para dizer aos cristãos, que não votava na Dilma e muito menos na "irmã" Marina, mas, que estaria com Serra, que defenderia a causa neoliberal, muito provavelmente o neoliberalismo seja mais justo, boa piada.
Coitado de Jesus, ele sempre é usado como referência por todos mas, ninguem usa Jesus para defender a melhoria para o coletivo, se viesse hoje Jesus derrubaria as bancas de comércio que estão dentro do templo de Salomão e não mais do lado de fora, ele iria começar derrubando alguns púlpitos.
Infelizmente nem todos são contemplados por uma overdose de lucidez, e acreditam nesses lobos. Agora é esperar dia 31, a campanha da PIG e dos cristãos I"moralistas" continua.
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Eleições 2010: Pífios comentários
Estamos a menos de 50 horas do início das eleições, sem mais debates e horário político, todos já apresentaram suas propostas...mudanças relevantes são praticamente impossíveis nesses dois últimos dias. Depois de todas as pesquisas, sondagens e boatos domingo exerceremos a cidadania escolhendo o futuro do país para os próximos 4 anos.
Primeiro eu queria falar das minhas preocupações, muitos brasileiros "ainda não sabem votar", esse termo é um tanto arrogante da minha parte, entretanto, em algumas rodinhas de conversas se percebe isso. Alguns votam por acharem o seu candidato o mais "gatinho" de todos, outros votam por ele ser o candidato "da terra", tem outros que observam a possibilidade de adquirir benefícios pessoais, muitos não dão a mínima para o poder Legislativo como se este fosse menos importante que o executivo, existem ainda aqueles que votam no cara engraçado (Tiririca é o grande exemplo), existem ainda os que votam em pessoas que professam a mesma fé, ainda que estes não sejam bons administradores nem da sua mesa.
Aproveitando-se desse montante de motivos mesquinhos pelos quais alguns eleitores escolhem seus representantes o horário político e as músicas de campanha se tornaram no mínimo idiotas, em detrimento ao verdadeira importância que deve ser dada as eleições.
Outra coisa evidente é a "boataria" surgida nos últimos dias, onde defensores do projeto neoliberal se deram conta que suas propostas não seriam suficientes para levá-los ao poder e apelaram para factóides e mentiras sem nexo para afetar o que o povo brasileiro tem de mais concreto, a espiritualidade. E-mails, mensagens no orkut, "pastorzinho" pop usando sua influência no meio cristã para manchar a campanha de uma candidata, foi no mínimo horrível. Contudo, nem todas as informações perjorativas conseguiram mudar muito as pesquisas. Ao que tudo indica não iremos para o segundo turno no pleito federal e estadual, entretanto, é importante que os eleitores comecem a valorizar a composição do poder legislativo. Excluir PSDB e DEM do poder executivo é uma evolução e tanto, mas, é preciso extirpar essas cobras do poder público.
Consciência política é um processo contínuo.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Será que o prefeito de Arací fará nossa Quadra?
Essa é a pergunta feita pelos moradores de Goiabeira, a princípio parece tola, não é? Se pensarmos que Goiabeira está no centro do município, muito longe das divisas intermunicipais. Partindo desse pressuposto vocês leitores poderiam me taxar de maluco fundamentalista ou coisa parecida. Mas, na verdade não é nada disso. O que ocorre é que o orçamento de 2009 que foi aprovado em 2008 pela câmara dos vereadores constava uma quadra para nosso povoado (como já falei em outro texto), entretanto, meu tênis de futsal continua na caixa esperando pra ser inaugurado, e espero que meu pé tenha parado de crescer nesses dois últimos anos.
Segundo as más línguas essa quadra teria sido revertida para os Claros( As más línguas não são uma boa referência e também não tenho nada contra os Claros), entretanto descobri que o local escolhido para a construção da quadra fica há 3km da divisa entre Coité e o Arací, "do lado de lá", ou seja a Quadra foi feita em território de outro município, a gestão municipal mostrou-se "filantropicamente" preocupada com os moradores que contribuem com seus impostos para outro município, enquanto a população de Goiabeira uma das maiores da zona rural coiteense continua sem o benefício. Belíssimo ato!!!!
Só pra frizar a quadra fica a mais de 3 km dentro do município de Arací, isso em linha reta, Eu venho aqui apelar ao prefeito de Arací, pedindo que este tenha a mesma preocupação e faça uma quadra em nosso povoado. Daí poderei tirar meu tênis da caixa.
Só rindo mesmo...
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Irresponsabilidade é pouco
Prefeito de Conceição do Coité, Renato Souza e secretária de Educação ,Genilda Ramos não disponibilizam para alunos de irem a escola.
O fato ocorre em Boa Vista, povoado que fica a 9km da sede, o povoado de Boa Vista tem apenas uma Escola Municipal, Anísio Souza Pinto, que contempla apenas do 1º ano até 5º (4 série)do Ensino Fundamental. Os alunos até o ano passado estudavam do 6º ano (5ª série) até o 9º (8ª série) na Escola Agrícola Vasny Moreira Vasconcelos que fica nas proximidades do povoado de Laginha, entretanto, devido a uma série de acontecimentos relatados pelos pais de Boa Vista (alunos com álcool e até drogas proibidas, intervenção policial, falta de um muro na escola o que facilitava a entrada de pessoas não autorizadas no espaço educacional) eles resolveram matricular seus filhos na Escola Estadual João Carneiro que fica no Povoado de Vila Carneiro.
O Prefeito e a Secretária de Educação receberam 03 (três) ofícios da Escola Estadual João Carneiro pedindo a liberação de carro para conduzir os alunos, entretanto não nos responderam.
No decreto Nº 626 de 03 de Dezembro de 2009, da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité, Art. 2, diz o seguinte: “Os roteiros serão formados considerando as escolas mais próximas da residência do aluno”. Ambas as Escolas ficam à 4km do povoado de Boa Vista, portanto , o prefeito deveria segundo seu decreto facilitar o transporte do alunado o que não ocorre.
Em Uma reunião na última terça, 23 de fevereiro de 2010, os pais disseram que mandaram seus filhos de bicicleta, carona ou pagarão um carro de linha, mas, não querem seus filhos estudando na Escola Agrícola Vasny Morreira Vasconcelos. Hoje, dia 24 de fevereiro de 2010 presenciamos cenas como estas. 12 Alunos em um chevete, lamentável
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Cadê nossa quadra?
Essa é a pergunta feita pelos moradores que Goiabeira, povoado com mais de 1000 habitantes, e que ainda não foi contemplada com incentivos ao esporte e lazer oriundos da Prefeitura Municipal. A pergunta fica ainda mais incisiva quando lembramos que no começo do ano passado (2009) no orçamento aprovado pela câmara dos vereadores, estava previsto 60 mil reais para construção da quadra em nosso povoado, o que acontece na verdade é que o gestor municipal “esqueceu” (como todos os outros) do nosso povoado, achando mais relevante construir quadras em povoados onde existem 150 habitantes e o “sistema curralista” é mais organizado. Pra onde foram os 60 mil? Não sei.
Eu já falei em outro texto sobre a necessidade de uma quadra em nosso povoado, e torno a enfatizar os desavisados gestores municipais não fazem idéia da relevância de um espaço para lazer e prática de esportes. Além de evitar que nossas crianças sejam levadas a outro caminho (essa já é nossa realidade), proporciona uma integração social no mundo cercado por relacionamentos virtuais e sedentários.
Eu não consigo entender como esses “amigos ou carrascos” são tão inoperantes frente a problemas tão grandes e de solução tão simples.
Vou continuar torcendo para que, no mínimo, o bom senso e a minha insistência, assim como de vários moradores do povoado, sensibilizem os gestores. Se eles não usam o racional, estamos tentando pelo emocional.
O governador é nosso prefeito?
A fragmentação do poder executivo em três esferas de governo (municipal, estadual e federal) visa aplicar de forma mais sensata o dinheiro público, partindo do pressuposto que cada um tem sua responsabilidade.
O povoado de Goiabeira, entretanto, que deveria ser assistido pelo poder municipal, tem na verdade sido beneficiado bem mais pelas esferas estadual e federal. O ótimo trabalho realizado em conjunto, entre a Associação Comunitária de Vila Carneiro e essas esferas de governo vem trazendo benécies a população em detrimento a omissão do gestor municipal.
Foram liberadas cisternas para armazenamento de água, de grande importância aqui no sertão e principalmente onde falta reservatório, vem casas populares para as pessoas que não têm a casa própria, através de incentivos do Governo Federal e o governo Estadual liberou o calçamento de três ruas do povoado beneficiando assim diversas famílias.
E a Prefeitura o que faz? Nada? Não, conseguem ser piores, cortando a verba da nossa quadra. Obrigado Prefeito.
Ameaça mundial? quem mesmo?
Esporadicamente em algumas semanas e mais assiduamente em outras somos bombardeados por notícias acerca de uma das “grandes ameaças a ordem mundial”, o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad. As potências ocidentais temem que o presidente Xiita a qualquer momento use o urânio que está sendo enriquecido para criar bombas de destruição em massa, opa! Bombas novamente? Vão usar o mesmo argumento que usaram para invadir o país vizinho, o Iraque? Essas potências já foram mais criativas.
A questão que se configura não é tão simples assim, antes da Revolução Iraniana em 1979, o país era governado pelo xá Pahlevi, um sunita que era considerado o braço direito do Ocidente no Oriente médio, Pahlevi, entretanto desagradara a maior parte de sua população que é de origem xiita. Com a revolução os xiitas tomaram o poder, extirparam as influências ocidentais da sociedade iraniana e elevaram o Aiatolá Khomeini ao poder, O Irã deixou de ser uma monarquia autocrática e passou a ser uma república islâmica.
Temos que lembrar que estamos falando de uma região extremamente rica em petróleo e que por isso desperta o interesse da barganha pela potências ocidentais, que novamente têm pouca influência no governo de Ahmadinejad.
Partindo para uma análise mais profunda o que percebemos são os organismos mundiais de comunicação criando factóides, falando em armas nucleares e no uso de urânio. Observamos os defensores da “ordem” mundial tentando promover mais uma guerra de “salvação”. É claro a indústria bélica que patrocina candidaturas precisa vender seus produtos e o melhor consumidor é o governo, percebemos também um desrespeito a cultura, a autonomia nacional e ao avanço tecnológico do país islâmico.
E fica a pergunta quem seria a ameaça? Os iranianos que tentam uma forma de gerar energia ou os ocidentais famintos por petróleo?
Assinar:
Postagens (Atom)