terça-feira, 30 de novembro de 2010

Violência no Rio, a culpa é de quem?


Copa do mundo vem aí, Olimpíadas também e junto com elas uma gama de investimentos em infra-estrutura para construir megas espaços esportivos e alojar milhares de atletas nacionais e internacionais que valem, mi ou bilhões.

Entretanto, a principal sede dos eventos esportivos(digo principal pelo fato do Rio de Janeiro receber as olimpíadas e muito provavelmente a abertura da copa) sofre um problema que não lhe é exclusivo, a falta de segurança. Nos últimos dias fomos bombardeados por notícias que pintavam o caos na segurança pública daquela cidade. Daí surge a pergunta: de quem é a culpa de tudo isso?

Talvez das autoridades que em alguns momentos parece apertar as mãos da bandidagem(O filme tropa de Elite 2 relata bem esse fato, apesar de ser um filme fictício), ou poderíamos culpar os governantes que furtam-se do dever de investir em necessidades básicas (educação, saúde, habitação e segurança), ou ainda poderíamos sugerir que a falta de Educação (escola) esteja criando esses "monstros" que atingem a paz das "pessoas de bem". Com certeza, todas as afirmações em maior ou menos grau são verdadeiras, mas, não podemos esquecer da raiz desse problema que é antiga, as desigualdades sociais e as diferenças de oportunidades.

O próprio homem em sua construção, enquanto civilização, empurra pessoas para esse submundo, a falta de oportunidade muitas vezes leva as pessoas de classes mais pobres(ou você acha que são os burgueses que moram no Alemão e no Cruzeiro no Rio de Janeiro) a se deslocarem para o crime. Não quero aqui defender bandidos, só quero fazer um registro histórico de que a elite foi quem impingiu durante toda a história uma parte da população para esse "poço" e hoje, digo hoje não no sentido literal de um dia de 24 horas, mas, nos últimos tempos essa elite tem colhido uma pequena parte de todo o ônus que plantou nas classes menos favorecidas.

Eu torço pelo fim da violência no Rio de Janeiro, mas, não podemos esquecer toda história, não podemos esquecer de onde veem as raizes desse fogo cruzado. Existem muito mais culpados do que se diz nos noticiários.

Pesquisar este blog